Apreciação literária
(sob o prisma da Filosofia e da Ciência)
Vianney Mesquita*
A falsa ciência cria os ateus, ao passo que a verdadeira faz
o homem se prostrar perante a divindade.(Francois-Marie Arouet, dito Voltaire. *-+ Paris, 21.11.1684; 30.05.1778).
À Filosofia cabe aniquilar a quimera, ordenando as ideias.(ArthurScopenhauer.*Gdánsk-Polônia,
22.02.1788; Frankfurt do Meno -Alemanha, 21.09.1860).
Experimentamos o lance de proceder,
neste curto ensaio, a um exame, conquanto epidérmico, do livro intitulado O ELEFANTE E OS CEGOS, da autoria de
alunos do Programa de Mestrado em Educação, da Universidade Federal do Ceará,
organizado pelos professores doutoresRui Verlaine Oliveira Moreira e José
Anchieta Esmeraldo Barreto (autores principais), publicado como parte da
coleção Escritos de Filosofia da Ciência,
Departamento de Fundamentos da Educação (FACED/Casa de José de Alencar – UFC).
Decerto, quase nada aproveita a
produção intelectual se esta não circular, socializando ideias para constituir
opinião, corroborar pressupostos, confirmar enredos, enfim, comprometer a
alvura do cisne e assujeitar o negrume do corvo, pigmentando-a de tons escuros
e pintando-o de branco.
É este o fado de qualquer esforço de
espírito: comunicar intenções que pretendemos fazer valer pela solidez
argumentativa, firmeza lógica e novidade temática.
A obra não viajada – edição
paradoxalmente inédita – evidentemente, não passa de um monólogo, de uma
intracomunicação muita vez inconsequente e, nalgumas ocasiões, lesiva ao
patrimônio reflexivo do seu autor.
O produtor de uma peça de qualquer
das artes (nomeadamente Literatura) que a não torna um bem comunitário é
suscetivo de permanecer no engodo autorraciocinativo, porquanto falto de juízos
alheios que discutam suas ideias, acrescendo-as de dados, concertando desordens
conceituais, sempre no mister de reparar enganos e contestar alegações falazes.
Daí por que algumas pessoas,
excessivamente escrupulosas, costumam legitimar seu silêncio editorial
remetendo-se a Immanuel Kant (Könisberg, 1724-1804), na lenta expectação de que
sejam suas compreensões depuradas até a perfeição, indenes de erros.
BOX
[...]
um apalpou a tromba, um, uma pata, outro o lombo, cadeirinha para um dos cegos
poder apalpar a orelha; içaram um outro ao lombo do animal. Encantados,
voltaram para a aldeia [...] o primeiro disse: é um tubo que se levanta com força e se agita; se o pegar, coitado de
você! O segundo declarou: é uma
coluna coberta de pelos. O terceiro
afirmou: é um muro, como o de uma
fortaleza, e também coberto de pelos. O quarto, que apalpara a orelha,
protestou: não se parece absolutamente
com um muro! É um tapete de lã, de trama grossa, que mexe quando a gente toca
nele! Enfim, o último gritou:que
estão contando aí? É uma imensa montanha que se desloca. (In: KAZANTZAKIS,
Nikos. O Cristo recrucificado,Rio de Janeiro, Abril Cultural-Nova
Fronteira, 1971).
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O fato é que
o início da trilogia criticista de Kant, quando o Filósofo tudesco traçou os
limites em que se deve exercer a razão especulativa do homem, incapaz de chegar
diretamente às verdades metafísicas, se deu publicamente só em 1781, ocasião em
que o Autor da Crítica da razão pura
contabilizava 57 anos.
Já a Crítica da razão prática, na qual
encontrou, sob a modalidade de postulados, as verdades transcendentes, a que a
pura razão se não pode elevar, apareceu apenas sete anos depois, em 1788.
Em remate ao seu criticismo, Kant – maduro e perfeito, dirão os ciosos e
inéditos autores – mandou a lume seu tratado acerca do belo e do sublime, em Crítica do julgamento, no ano de 1790.
São essas pessoas, no mínimo,
presunçosas em relação, pelo menos, a dois aspectos: elevarem-se a Kant e
pretenderem escoimar de erros seus escritos.
Você não é Kant! – disse uma vez o Prof. Dr. Anchieta Barreto, nas suas preleções de
Teoria e Método das Ciências (UFC), a um orientando seu que não se achava
pronto para publicar, aferrando-se à evasivakantiana.
Esse mesmo ponto de vista foi
esposado por Luís José João Wittgenstein (*-+ Viena, 26.04.1889; 29.04.1951),
junto a quem Bertrando Artur Guilherme Russel (*Ravenscroft, País de Gales,
18.05.1872; + Penrhydeudraeth, 02.02.1970) insistia, constantemente, para que
publicasse, de imediato, as ideias desse Linguista do Osterreich, mesmo
imperfeitas, embora sem haver este resolvido todos os problemas da Filosofia,
fato impossível de acontecer.
No respeitante ao erro, remetemos o
leitor ao segundo volume da série Escritos
de Filosofia da Ciência, intitulado Imaginando
erros, organizado por Barreto & Moreira (Casa de José de Alencar - UFC,
1998), em cujo primeiro capítulo os autores se demoram na evidência de que o
erro tem comparência normal na imaginação e nele incorrem muitos autores de
renomeada. É por tal razão, decerto, que Rabindranath Tagore, em sentença
célebre e de senhorio público, pede para não se fechar a porta a todos os erros,
pois há o risco de a verdade ficar de fora.
Há, pois, incontáveis exemplos de
menções, hoje insertos no campo da hilaridade.
Os helenos, exempli gratia, criam ser a Terra uma enorme tartaruga sustida por
quatro imensos elefantes brancos (aliás, por que brancos?)
Fartamente são expressas na literatura
ideias de tal marca, como, por exemplo, em Edward McNall Burns (1970) e Pedro
Dalle Nogare (1977), entre tantas e quantas obras de referência, multiplicadas pro rata tempore, na transferência dos
haveres da História à Humanidade que remanesce (MESQUITA, 1989).
Pinçamos esta de Heráclito de Éfeso,
ao exprimir o juízo, consoante o qual
Este mundo, igual para todos, não foi feito nem pelos homens nem pelos deuses,
porém, constantemente, foi eterno fogo, com unidades que se acendem e outras
que se apagam.
Na intelecção do PaidaDialética(*-+ Éfeso, 535 a.C; 475 a.C), como todas as coisas se originam do fogo, tudo volta às chamas,
de duas maneiras: para baixo – fogo, ar, água e terra; e para cima – terra, ar,
água e fogo.
Mais cerca de nosso tempo, quem nos “ensina” é o Pai do novo racionalismo: O
sangue se transforma em fluidos mais sutis por ebulições e fermentação no
interior do cérebro. (Apud LENTIN, 1996).
Há, porventura, desconchavo maior do
que esta “lição” de Renatus Cartesius, o conhecido proponente do silogismo
aristotélico-cartesiano –Cogito, ergosum? (Descartes - * La Haye en
Touraine, 31.03.1596; +Estocolmo, 11.02.1650).
A certeza do erro radica no que teria
dito Marco Túlio Cícero: Nada há de
absurdo que não se possa encontrar nos livros dos filósofos.
E o que se dizer, também, daquilo
produzido na academia, no mundo inteiro? – Erros e mais erros. Deslizes de
fundo, desacertos de forma, paradoxos, inadvertências, ilusões, falácias...
A remissão à idade de Immanuel Kant,
felizmente, deixou de ser praticada pelos estudantes e docentes da disciplina
Teoria e Método das Ciências (Mestrado em Educação – UFC), haja vista o fato de
O Elefante e os Cegos constituir a
terceira seleta de estudos empreendidos pelos alunos do precitado Programa de
elevados estudos.
Neste, pois, é dissecado o pensamento de
celebrados autores, caminheiros da trilha da Ciência e da Filosofia, ao
legitimar motivos, arrazoar ideias e – principalmente – laborar em erros.
Norteados pelas indicações dos dois
academicamente aprimoradosdocentes, Anchieta Barreto e Rui Verlaine, dez
mestrandos cuidam, com esmero didático, de explicar o ideário de Martin
Heidegger, Hans-Georg Gadamer, Maurice Merleau-Ponty, Paul Ricouer e Jürgen
Habermas.
Os autores produzem e reciclam material, refletido
e comentado em linguagem direta, correta e compreensível, por parte de um bem
aprestado leitor sob o prisma da capacidade de decodificar, de sorte a
nobilitar, qualitativa e quantitativamente, a bibliografia de Língua Portuguesa
nesse ramo basilar do conhecimento, configurado na Filosofia da Ciência.
Na reflexão do renomeado polígrafo
brasileiro, Prof. Dr. Rui Martinho Rodrigues (UFC), ao comentar acerca de outro
livro dos dois (A Decisão de Saturno),
em alocução a vestir como luva o teor da obra sob nosso comentário,
[...] O campo continua sendo a Teoria do Conhecimento, tendo os autores
combinado clareza e profundidade; simplicidade e erudição; concisão e detalhes;
rigor e leveza. É um livro que coloca o leitor em contato íntimo com os
clássicos mais expressivos da epistemologia, fazendo-o de modo que o leitor se
sente como se conversasse com os monstros da Filosofia da Ciência e tivesse
deles toda a atenção e todas as explicações desejadas. (2000;
abas).
O Brasil culto e estudioso louva, por
conseguinte, a iniciativa de editar outro compêndio da série Filosofia da Ciência, na oportunidade do
lançamento de O Elefante e os cegos, rubrica-símile
alusiva à história lendária constante no livro O Cristo recrucificado, de Nikos Kazantzakis, e na qual os
autores-organizadores intentam fazer ver a todos o pouco conhecido e o muito
ignorado.
Cumprimentos, pois, se dirijam aos deficientesvisuais, humildes como
o grande Jornalista do Distrito de Évora,
ao se dizer... apenas um pobre homem de
Póvoa do Varzim; feito o Criador da Maiêutica, para quem ... Só sei que nada sei; e, por fim, ao modo
de se definir o Criador do Mundo Três Popperiano: [...] somos todos iguais na nossa imensurável ignorância.
Publicam, pois, esta seleção de
excelentes ensaios – com os organizadores, autores de capítulos e coautoresdas
demais partes da obra – oriundos das penas eletrônicas seguras de Germano
Magalhães Jr., Antônio José Esmeraldo, Carmesina Ribeiro Gurgel, Juceli Lima de
Sousa, Lara Ronise de Negreiros Scipião, Manoel Sampaio da Silva, Mariazinha
Pinto da Frota, Rosélia Costa de Castro Machado e Telga Persivo Pontes de
Andrade.
Com a ida a lume de seus artigos
científicos, os autores – [...] cegos
convencidos de que saber e ignorância são vizinhos – ficam enxergando um
pouco melhor, na condição de, até de mais longe, divisar um elefante, pois
adentraram os domínios do Mundo 3, de Carlos Raimundo Popper.
REFERÊNCIAS
BARRETO, J. Anchieta E.; MOREIRA, Rui Verlaine Oliveira. O Elefante e os Cegos. Fortaleza: Casa
de José de Alencar-UFC, 1999.
BARRETO, J. Anchieta E.; MOREIRA, Rui Verlaine Oliveira. Imaginando Erros – escritos de Filosofia
da Ciência. Fortaleza: Casa de José de Alencar-UFC, 1997.
BURNS, Edward McNall. História
da Civilização Ocidental. O drama da raça humana. 2. ed. Porto Alegre:
Globo, 1970.
KAZANTZAKIS, Nikos. O
Cristo Recrucificado. Rio de Janeiro: Abril Cultural-Nova Fronteira, 1971.
LENTIN, Jean-Pierre. Penso,
logo me Engano. São Paulo: Ática, 1996.
MARTINHO RODRIGUES, Rui. Abas. In: BARRETO, J.Anchieta. E.; MOREIRA, Rui Verlaine Oliveira.A Decisão de Saturno. Fortaleza: Casa de
José de Alencar – UFC, 2000.
MESQUITA, Vianney. Impressões
– estudos de Literatura e Comunicação. Fortaleza: Agora, 1989.
NOGARE, Pedro Dalle. Humanismos e Anti-Humanismos: introdução à
Antropologia Filosófica. Petrópolis: Vozes, 1977.
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